Emuladores | Games | Utilitários | Tutoriais | Dicas | Detonados | IPSs |
Em 1993 a SNK começou a trabalhar em um adaptador de CD para o Neo Geo (no mesmo estilo do Jaguar CD). Este acessório seria a solução para os donos do Neo Geo, que em vez de pagarem mais de 200 dólares por um cartucho de Neo Geo, poderiam pagar entre 60 e 70 dólares pelo mesmo jogo em CD. Porém a SNK abandonou esse projeto porque o Neo Geo não havia sido projetado para receber um adaptador de CD, consequentemente o custo desse adaptador seria alto demais. A SNK decidiu por lançar um novo console. Em 1994 era lançado então o Neo Geo CD. Um edição limitada do Neo Geo CD foi fabricada logo no começo da comercialização desse console. Esta edição vinha com a tampa para o CD frontal e automática no mesmo estilo da primeira versão do Sega-CD. Somente 2500 unidades desse console foram produzidas. Acredita-se que o custo desse console era alto, então a SNK decidiu por lançar a versão com tampa de CD manual, que reduziria o custo do aparelho. O Neo Geo CD tem basicamente as mesmas características técnicas do Neo Geo. As principais diferenças são: drive de CD-Rom de 1x (é óbvio), mais memória (56 Mbits), Memory Card interno. A principal desvantagem do Neo Geo CD em relação ao Neo Geo é o tempo de carregamento dos jogos em CD. Como o drive de CD é de 1x os jogos (principalmente os de luta) demoram algum tempo para serem carregados para a memória. Esse problema de carregamento é visto em jogos com mais de 106Mbit de memória. Algum tempo depois, a SNK lançou o Neo Geo CDZ. Este aparelho gerou algumas polemicas pela Internet. Algumas pessoas dizem que o aparelho é equipado com um leitor de CD's de dupla velocidade (2x), outras pessoas dizem que o Neo Geo CDZ tem melhor aproveitamento do "cache". O Neo Geo CDZ foi lançado somente no Japão. O Neo Geo CD tem alguns jogos exclusivos que não tiveram versões em cartucho. Alguns deles são: Samurai Shodown RPG e Crossed Swords 2. No Brasil, o Neo Geo CD foi oficialmente lançado pela Neo Geo do Brasil. Fonte: Video-Games History |
|
Fabricante: | SNK (Shin Nihon Kikaku) |
---|---|
Especificações Técnicas: | CPU: 16bit 68000chip rodando a 12Mhz com um chip Z80 de 4Mhz. Ela pode fazer 4.096 cores na tela e 380 sprites de uma só vez com 3 planos ao mesmo tempo. Som: Chip de som stereo Yamaha com 13 canais. Memória: 7Mb DRAM, 512K VRAM e 64K SRAM. Resolução: 320 x 224 Paleta de cores: 65,536 cores RAM interna: 56 Mbits Mídia de armazenamento: CD ROM, Drive de 1x que também reproduz CDs de áudio. |