Emuladores | Games | Utilitários | Tutoriais | Dicas | Detonados | IPSs |
O Atari 5200 SuperSystem foi lançado em 1982, e foi o sucessor do venerável VCS (Atari 2600) que dominou a primeira onde de consoles que utilizavam cartuchos. O 5200 oferecia melhores gráficos e várias características que não eram encontradas em qualquer outro sistema na época. Quando o Atari 5200 estava para ser lançado, a Atari teve sólidas razões para ficar otimista, afinal de contas o console contava com poderosos 16K de memória que na época só eram encontrados em computadores. O "coração" do SuperSystem era o mesmo utilizado no Atari 400/800, o mais poderoso computador pessoal de 8-bits da época, assim, os jogos poderiam ser convertidos - na teoria - facilmente (e rapidamente) entre os dois aparelhos. O 5200 foi criado em uma época em que a Atari passava por desenvolver marketing bem pobre, e a política da empresa era questionável. Para você ter uma idéia, o controle do 5200 foi desenvolvido por um indivíduo que NUNCA tinha jogado até mesmo um único jogo em sua vida! Embora o 5200 tenha desfrutado de um sucesso moderado durante seu auge, o público ligado em games não aprovou totalmente o SuperSystem e o "Crash" de 1984 ajudou a selar o destino do console juntamente com o resto dos video-games. A seleção de jogos que foram lançados junto com o 5200 consistia principalmente de clássicos que falharam na utilização dos recursos áudio/visuais do 5200. Títulos como Super Breakout, Galaxian e Space Invaders não causavam excitação entre os jogadores que estavam procurando pela "próxima geração" de consoles. Quando o sistema passou pelo seu período introdutório, porém, a Atari começou a aumentar a biblioteca de jogos do 5200 com novidades tais como Qix, Vanguard, Robotron: 2084, Space Dungeon, Pengo, Joust e Ms. Pac-Man. Atari também trouxe "hits" do arcade para o 5200 tais como Dig Dug, Pole Position e Centipede. Nessa época, o Atari 5200 teve jogos de alta qualidade, porém já era tarde demais. O grande "Crash" de 1984 selou o destino do 5200, e de outros consoles da época (Colecovision, Vectrex e Intellivision). Como resultado disso, há um número desordenadamente alto de protótipos existentes para o 5200. As razões que fizeram com que o Atari 5200 não fosse um sucesso de vendas são aparentes. Apesar da empresa ser "grande" durante sua época, não conseguiu meios para apoiar jogos de qualidade para 4 máquinas diferentes (2600, 5200, 400/800 e "Arcade"). Recursos que deveriam ter sido alocados para o desenvolvimento de jogos para o 5200, foram transferidos para o 2600, um sistema que estava em seus últimos dias e saturado de jogos feitos pela própria Atari e por terceiros. Um outro problema do Atari 5200 era o fato dos jogos feitos para o Atari 2600 não serem compatíveis com o novo console, perdendo vários compradores que tinham acumulado uma biblioteca significativa de jogos para o 2600 (um adaptador para usar os jogos do 2600 no 5200 foi lançado mais tarde). Além disso, embora o 5200 desse um banho de tecnologia no Atari 2600, o SuperSystem não era tão melhor como o Colecovision e o Vectrex. Mas talvez o fator principal que levou a destruição do 5200 - e no que diz respeito ao assunto, a toda indústria de video-games - foi a queda nos preços dos computadores que poderiam ser usados para jogos e para assuntos produtivos, tais como o Atari 800XL e o Commodore 64, ambos com preços menores que $300,00. Fonte: Video-Games History |
|
Fabricante: | Atari |
---|---|
Especificações Técnicas: | CPU: 6502C (8-bit) Velocidade do Clock: 1,78 MHz Memória RAM: 16K Resolução: 320 x 192 Cores: 256, 16 simultâneas na tela Áudio: 4 canais |